Os Aquáticos

O Megalodonte cujo nome significa ” dente enorme “, era um dos maiores tubarões que já existiram, que viveu há aproximadamente 20 milhões de anos atrás durante o Mioceno, esse gigantesco tubarão chegava a medir 20 metros de comprimento e pesar 4 toneladas. Provavelmente se alimentava de enormes peixes, outros tubarões e baleias que nessa época já haviam atingido tamanhos enormes. Sendo mais de três vezes maior que o atual tubarão branco, o Megalodonte possuía dentes que ultrapassavam 16 centímetros de comprimento que eram trocados constantemente durante a vida toda. Todas essas características tornam o Megalodonte o maior e o mais temido peixe que já existiu. Na imagem acima o Megalodonte ( tubarão maior ) é comparado com o atual tubarão branco ( logo acima do Megalodonte ), os quais acreditam-se serem parentes.

Dados do Tubarão Pré-Histórico:
Nome: Megalodonte
Nome Científico: Carcharodon megalodon
Época: Mioceno
Local em que viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 20 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

https://i0.wp.com/www.avph.com.br/jpg/acanthodes1.jpg

O Acanthodes era um peixe acantódio que viveu há aproximadamente 430 milhões de anos atrás durante o período Permiano, era parcialmente escamoso, não possuía dentes, media pouco mais de 20 centímetros e se alimentava de pequenos crustáceos.

Dados do Peixe:
Nome: Acanthodes
Época: Permiano
Local onde viveu: Oceanos
Tamanho: 23 centímetros de comprimento
Peso: Cerca de 300g
Alimentação: Carnívora

O Basilossauro cujo nome significa ” Lagarto rei ” é uma BaleiaEoceno nos mares próximos há América Do Norte e África , era um predador delgado e hidrodinâmico, foi assim nomeado por se achar inicialmente que se tratava de um réptil marinho. Durante rápidas mudanças evolutivas, seus membros traseiros se atrofiaram e só restaram estruturas vestigiais. As narinas do primitiva que viveu há aproximadamente 40 milhões de anos atrás durante o Basilossauro já se aproximavam dos olhos no alto da cabeça e suas mandíbulas eram bem alongadas. Sua alimentação era baseada em peixes, tubarões, moluscos e outras baleias.

Dados do Mamífero:
Nome: Basilossauro
Nome Científico: Basilosaurus
Época: Eoceno
Local onde viveu: América do norte e África
Peso: Cerca de 35 a 40 toneladas
Tamanho: 19 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

O Ambulocetus cujo nome significa ” Baleia ambulante ” era um ancestral das baleias que viveu há aproximadamente 50 milhões de anos atrás durante o Eoceno na Ásia, apesar de seus membros fortes poderem o aguentar bem seu peso em terra ele preferia a água. Nadava como uma lontra, mas matava como um crocodilo, espreitava pacientemente há beira d´agua e emboscava suas presas, que podiam ser bem grandes, quase o dobro do seu tamanho, arrastando-as para a água e afundando-as ou então pequenos peixes ágeis, demonstrando uma grande variedade nos hábitos alimentares. Acredita-se que seus descendentes deram origem as atuais baleias que são os maiores animais que se conhece à viver no planeta.

Dados do Mamífero:
Nome: Ambulocetus
Nome Científico:Ambulocetus natans
Época: Eoceno
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 350 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

O Opabinia foi um invertebrado curioso e integrante da Fauna de Burgess Shale que habitou os mares próximos ao atual Canadá há aproximadamente 530 milhões de anos atrás durante o período Cambriano. A Fauna de Burgess foi uma das mais ricas já documentadas, sendo Burgess Shale um extraordinário sítio arqueológico, localizada nas Montanhas Rochosas, no Canadá, onde, em 1909, foram encontrados os mais importantes fósseis com partes moles, provenientes do baixo Cambriano.
Os Opabinias possuiam 5 olhos enfileirados na frente de sua cabeça em formato de cogumelo uma carapaça rígida, não possuía pernas, 8 centímetros de comprimento e capturava suas vítimas com sua “tromba” bifurcada com garras na extremidade. Ao contrário de outros seres de seu tempo, o Opabinia não deixou nenhum descendente hoje.

Dados do Tubarão:
Nome: Opabinia
Nome Científico: Opabinia regalis
Época: Cambriano
Local onde viveu: Oceanos
Peso: Cerca de poucas gramas
Tamanho: 8 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora


O Teleossauro cujo o nome significa “último dos répteis”, era muito parecido com os atuais gaviais, pois possuía o mesmo focinho fino próprio para pegar peixes e lulas nas encostas marítimas as quais habitavam. As placas ósseas da couraça ficaram menores e mais leves, que consiste numa adaptação ao ambiente marinho.

Dados do Réptil:
Nome: Teleossauro
Época: Jurássico
Peso: Cerca de 300 quilos
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Os ictiossauros deram nome a família dos ictiossauros, ” Peixe-lagarto”, ao qual inúmeros espécimes dessas criaturas pertencem, eram os “répteis” mais adaptados a vida aquática, pois seus ancestrais foram uns dos primeiros répteis a buscar alimentos na água, seus corpos possuíam uma ótima hidrodinâmica que os permitia competir com os tubarões que eram seus principais rivais e predadores na infância, pois os tubarões tinham iniciado seu processo de evolução bem antes dos ictiossauros. Os ictiossauros se alimentavam de peixes e moluscos, pois foram encontrados junto aos seus restos fósseis, restos desses seres.

Dados do Ictiossauro:
Nome: Ictiossauro
Peso: Cerca de 1,7 toneladas
Época: Triássico
Local em que Viveu: Costas da Europa e América do Sul.
Tamanho: 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

O Nothossauro provavelmente é um dos ancestrais dos répteis marinhos que surgiram no Jurássico e no Cretáceo, seu corpo não era totalmente adaptado a vida aquática, pois possuía patas com dedos e unhas como um jacaré e sendo um animal marinho esse fato demonstra que ainda permanecia grande parte do tempo fora da água, e deveria caminhar com dificuldade como um leão-marinho. O Nothossauro foi um dos maiores predadores aquáticos de sua época, que é anterior ao surgimento dos ictiossauros, que já possuíam nadadeiras e eram mais adaptados a vida aquática.

Dados do Nothossauro:
Nome:
Nothossauro
Nome Científico:
Nothosaurus
Época: Triássico , há 220 milhões de anos atrás.
Tamanho: Cerca de 8 a 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

O Proganochelys viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás durante o período Triássico nos pântanos da Alemanha, é a tartaruga mais antiga que se conhece e acredita-se ser o ancestral comum de toda linhagem dos quelônios. Seu plastrão e sua carapaça não era presos as costelas, como o das tartarugas atuais, era apenas o início da formação dessa família, ainda possuía dentes ao invés dos atuais bicos córneos, mas sem dúvida era uma tartaruga, sendo apenas primitiva. Seus ancestrais dominariam todo o planeta nos milhões de anos seguintes e perdurariam por mais de 200 milhões de anos, mostrando que essa forma de vida é bem eficaz.

Dados do Quelônio:
Nome: Proganochelys
Nome Científico: Proganochelys quenstedi
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 60 centímetros de comprimento
Alimentação: Herbívora

O Shonissauro era um ictiossauro ” peixe réptil ” que viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás durante o período Triássico no Oeste dos EUA e era um réptil marinho que atingiu proporções gigantescas, podia medir pouco mais de 15 metros de comprimento e estima-se que podia chegar a pesar mais de 40 toneladas, sem duvida foi um dos maiores répteis marinhos que já existiram e só não é o maior ictiossauro conhecido porque recentemente foi encontrado um maior ainda com 23 metros de comprimento no Canadá. O Shonissauro se alimentava de peixes e moluscos nos oceanos triássicos.

Dados do Ictiossauro:
Nome: Shonissauro
Nome Científico: Shonisaurus popularis
Época: Triássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 40 toneladas
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

O Tanystropheus tinha um extraordinário pescoço longo que continha doze vértebras e era usado para ” pescar ” juntamente com seus pequenos dentes de três vértices, bastante adequado para a alimentaçãoà base de peixes. Os Tanystropheus jovens não possuíam pescoços longos ( o mesmo só se tornaria enorme quando adultos ), se mantinham em terra e se alimentavam de insetos. Os indivíduos mais velhos iam para o mar e comiam peixes e mariscos .Fósseis deste réptil  extraordinário são agora conhecidos através de pedras do Triássico expostas nas montanhas da parte meridional da Suíça. Na época em que o Tanystorpheus viveu  lá, a região era um mar próximo da costa.

Dados do Réptil:
Nome: Tanystropheus
Nome Científico: Tanystropheus longobardicus
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 300 quilos
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Os Ammonites eram moluscos que provavelmente evoluíram no período Devoniano dos mesmos antepassados que os belemnites. Os Ammonites se diversificaram durante a era Mesozóica em uma variedade de formas e eram abundantes. Espécimes grandes atingiam comumente até um metro de diâmetro e pesavam até 100 kg. Eles foram extintos ao término do período Cretácio junto com os dinossauros. Hoje os mais próximos parentes deles são os Nautilus raro achados nas águas profundas do Pacífico.
O corpo suave dos Ammonites ocupavam a última câmara da concha espiral, juntamente com água e gás que faziam o mesmo flutuar. Eles flutuavam na água como um disco vertical com grupos de tentáculos que saíam de sua concha. Comprimindo a água e expelindo-a, um Ammonite poderia arremessar-se pela água como um jato de propulsão. Os tentáculos procuravam presas como peixes pequenos e os passavam para o bico com o qual o esmagavam.

Dados do Ammonite:
Nome: Ammonite
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Nos mares do Cretáceo
Peso: Cerca de 100kg
Tamanho: Até 1 metros de diâmetro
Alimentação: Carnívora

O Brachauchenius era um réptil marinho cujo nome significa “pescoço curto” que viveu há aproximadamente 90 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nas costas norte americanas, era um predador muito voraz, seu crânio tinha cerca de 1,5 metros de comprimento e sua alimentação era a base de outros répteis marinhos como pequenos plesiossauros e tartarugas, cefalópodes como a lula da imagem acima e de peixes incluindo tubarões, acredita-se que esses enormes répteis marinhos ainda tinham de vir a terra para desovar.

Dados do Plesiossauro:
Nome: Brachauchenius
Nome Científico: Brachauchenius lucasi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 19 toneladas
Tamanho: 11 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro

O Clidastes era um réptil marinho pertencente ao grupo dos mosassauros, na imagem acima um Clidastes está sendo atacado por um mosassauro ( que deu nome ao grupo dos mosassauros) , mas nem sempre foi assim, o Clidastes foi um grande predador, com seus quase 4 metros de comprimento ele caçava grandes peixes e moluscos nos mares do Cretáceo. Sua cauda era um pouco mais comprida que a do mosassauro, tornando-o mais ágil , o que não evitava ser pego de surpresa, mais seus piores inimigos eram os tubarões, os quais já estavam mais adaptados a vida aquática que os répteis.

Dados do Mosassauro:
Nome: Clidastes
Nome Científico: Clidastes liodontus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 400 quilos
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro

Fámilia de lagartos aquáticos aparentados aos lagartos monitores atuais. Potentes nadadores, por vezes cresciam mais de nove metros; em suas vigorosas mandíbulas se alinhavam dentes pontiagudos como caninos.  Eles se alimentavam de peixes e moluscos de conchas duras de uma ordem extinta, as amonites.
Os mosassauros representaram uma rápida adaptação da vida na terra para uma vida passada inteiramente no oceano.
O primeiro fóssil foi encontrado em 1960, em uma pedreira na Holanda, no Vale do Rio Mosa e desde sua descoberta muitos outros fósseis foram descobertos pelo mundo.
Os mosassauros tinham uma mandíbula adaptada para engolir grandes peixes e moluscos, e essas mandíbulas possuíam dentes afiados e curvados para trás, que para a presa poder escapar só indo mais para dentro da boca, perfeitos para pegar peixes escorregadios e triturar conchas.

Dados do Mosassauro:
Nome: Mosassauros ( Réptil do Rio Mosa )
Época : Fim do período Cretáceo, 98 à 66 milhões de anos atrás
Local onde Viveu: No antigo oceano Atlântico, costas da África, Europa e Américas do Norte e Sul
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: 8 à 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora, a base de peixes e moluscos

O Stethacanthus foi pequeno tubatão primitivo que atingia cerca de 2 metros de comprimento, que viveu há aproximadamente 350 milhões de anos atrás, durante o período Devoniano no antigo Oceano X. Era um dos mais estranhos tubarões que já apareceram, pois possuía uma estrana nadadeira dorsal. Em sua época ocorria o predomínio de peixes placodermos como o gigantesco Dunkleosteus e os tubarões ainda estavam em processo de desenvolvimento inicial e sendo assim os Stethacanthus preferiam nadar em águas rasas, próximas as costas em busca de alimento, como pequenos peixes, crustáceos e cefalópodes, se aventurando com pouca frequencia em água profundas.
Acredita-se que os Stethacanthus possuíam rotas migratórias, retornando a lugares em particulares todos os anos para se reproduzir. Devido ao formato hidrodinâmico de seu corpo, o mesmo podería desenvolver grandes velocidades.

Dados do Tubarão:
Nome: Stethacanthus
Nome Científico: Stethacanthus
Época: Devoniano
Local onde viveu: Oceanos
Peso: Cerca de 2,5 toneladas
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

https://i0.wp.com/www.avph.com.br/gifani/plesiossauro.gif

O Elasmossaurus não era um dinossauro , mas , sim, um réptil marinho do grupo dos plesiossauros. O seu aspecto poderia ser descrito como o de uma gigantesca serpente unida ao corpo de uma tartaruga marinha. Seu pescoço , possuía o comprimento maior do que todo o restante do corpo. O Elasmossaurus provavelmente arrastava-se em praias para por seus ovos em ninhos pouco profundos como as tartarugas marinhas o fazem hoje em dia.

Dados do Plesiossauros:
Nome: Elasmossaurus
Época: Fim do Cretáceo
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

O Platecarpus é pertencente ao mesmo grupo dos mosassauros e viveu há aproximadamente 68 milhões de anos atrás durante o final do período Cretáceo na América do Norte e Europa, era um predador voraz, caçava desde peixes e moluscos até enormes tartarugas e outros répteis marinhos. 

Dados do Mosassaurídeo:
Nome: Platecarpus
Época : Cretáceo
Local onde viveu: Europa e Américas do Norte
Peso: Cerca de 600 quilos
Tamanho: 4,3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

  Era definitivamente “O Terror dos mares”, pois é o maior carnívoro conhecido que já existiu na Terra. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante.
O Liopleurodonte era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodonte mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento.
Fósseis de Liopleurodonte são relativamente comuns e bem preservados em vários depósitos marinhos ao longo da Europa. São também preservados os restos de ataques de Liopleurodonte em registros fósseis, como Ictiossauros meio-comidos e marcas de dentes em plesiossauros mostrando evidências claras da voracidade desses animais.
Os Liopleurodontes pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e  Pliossauros como Liopleurodonte.

Dados do Animal:
Nome: Liopleurodonte
Nome Científico: Liopleurodon ferox
Época: Jurássico
Local onde viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 150 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro



O Leedsichthys problematicus (“peixe de Leeds”) foi um peixe ósseo gigante que viveu nos oceanos europeus do período Jurássico, há 165 milhões de anos. Media até 30 m de comprimento e pesava 80 toneladas, provavelmente o maior peixe que já existiu.
Era especializado em comer zooplâncton, pequenos peixes, águas-vivas e camarões, que filtrava da água com seus 40 mil dentes. O Leedsichthys vivia em pequenos grupos, nadando à procura de alimento próximo à superfície. Apesar de seu enorme tamanho, também possuía predadores, que atacavam principalmente os jovens, velhos e doentes.
Alfred Leeds Nicholson descobriu a espécie em 1886, na Inglaterra, e a chamou de L. problematicus porque foi extremamente difícil interpretá-la com base apenas em fragmentos de fósseis. Nunca foi encontrada a espinha dorsal completa do Leedsichthys, por isso seu tamanho exato é incerto.
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Actinopterygii Ordem: Pachycormiformes Família: Pachycormidae Gênero: Leedsichthys Espécie: Leedsichthys problematicus

3 responses

6 09 2009
Edinho

FANTÁSTICO

17 09 2009
Alberto Vasconcelos da Rocha

Estou orgulhoso por ter um sobrinho como você.
Espero que esse trabalho seja apenas “mais um” em sua brilhante carreira.

27 06 2011
adriano

ei vc podia também comentar sobre o liopleurodon…

Deixe um comentário